Design Thinking

Inovação em Negócios

Este livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas, ilustradas através de cases genuinamente brasileiros, para inspirar e auxiliar na empreitada rumo à inovação.

O que você vai encontrar no livro

  • Imersão:
    Essa é a primeira fase do processo de Design Thinking, na qual a equipe do projeto se aproxima do contexto do problema sob diferentes pontos de vista.
  • Análise e síntese:
    Etapa de análise e organização das informações coletadas. Assim é possível obter padrões e criar desafios que auxiliem na compreensão do problema.
  • Ideação:
    Nessa fase, o objetivo é a geração de ideias inovadoras para o tema do projeto. Para isso, são utilizadas ferramentas como brainstorming e workshop de cocriação.
  • Prototipagem:
    É o momento de tirar as ideias do papel. O protótipo vai nos ajudar na validação das ideias geradas.

Quero baixar agora o livro de Design Thinking

"O acirramento da concorrência nos negócios, agora global, requer inovação em alta velocidade. O livro me surpreendeu ao expor um processo coletivo visando a inovação, juntando sistematização do processo e seu exercício prático."

Aldo da Silva Trindade

Arquitetura de Canais - Itaú Unibanco. Superintendência Tecnologia, Mobilidade, Multicanal e Inovação

Audiobook

Para os momentos em que ler não é possível, continue seu aprendizado com o nosso audiobook do livro Design Thinking.

Download

Conheça os autores

Mauricio Vianna

Engenheiro de Computação pela PUC-RJ (1990), Mestre em Ciência da Computação pelo IIT – Illinois Institute of Technology (1992) e Doutor em Ciência da Computação pelo IIT (1995). CEO Global da MJV Technology & Innovation.

Ysmar Vianna

Engenheiro Elétrico pelo ITA (1966), Mestre em engenharia Elétrica e Ciência da Computação pela UCB – Universidade da Califórnia em Berkeley (1969), Ph.D. em Ciência da Computação pela UCB (1972). Presidente da MJV Technology & Innovation.

ISABEL ADLER

Designer estrategista, formada pela UERJ com mestrado na TU Delft; cursou MBA Executivo na COPPEAD.

Brenda Lucena

Mestre em Design pela PUC-Rio, Designer pela ESDI/UERJ, estudou mídias digitais na escola de design alemã HfG Schwaebisch Gmuend .

Beatriz Russo

Mestre em Design Centrado no Usuário pela PUC e Doutora em Experiência Emocional pela Universidade Tecnológica de Delft, Holanda.

Ferramentas

IMERSÃO

CADERNO DE SENSIBILIZAÇÃO

Colete dados sobre seu público-alvo no contexto em que este se insere e com o mínimo de interferência possível. Conheça anseios e expectativas que apoiam tomadas de decisão relevantes e prepare o usuário para sessões colaborativas. Saiba como assistindo ao vídeo.

Imersão

SESSÃO GENERATIVA

Realização de um encontro com diversos usuários e stakeholders com o objetivo de extrair camadas mais profundas de informações acerca da relação do usuário com o contexto pesquisado. Essa técnica permite extrair sentimentos e impressões inconscientes, que não seriam verbalizadas em entrevistas

Imersão

ENTREVISTA

Permite um contato direto entre usuários e a equipe do projeto. Por meio de diálogo em torno dos temas de interesse da pesquisa é possível extrair informações importantes, além de avaliar as reações dos entrevistados ao percorrerem os temas em pauta

Análise e síntese

PERSONAS

Personas são personagens ficcionais concebidos para gerar e validar ideias. São criados a partir da síntese de comportamentos significativos observados durante uma pesquisa de campo. Quer saber mais? Clique e assista ao vídeo explicativo.

Análise e síntese

CARTÕES DE INSIGHT

É o registro das principais percepções de pesquisa oriundas do processo de imersão. São confeccionados cartões para facilitar a consulta e o manuseio. Cada um deles contém um insight, sua fonte e demais dados relevantes.

Análise e síntese

DIAGRAMA DE AFINIDADE

É o agrupamento dos Cartões de Insights de acordo com categorias com base em afinidade, similaridade, dependência ou proximidade.Esse diagrama torna mais fácil a visualização das macro áreas que delimitam o tema trabalhado, suas subdivisões e interdependências.

Ideação

WORKSHOP

Um encontro organizado para estimular a criatividade e a colaboração, a fim de promover a integração de equipes e gerar soluções inovadoras para um projeto. Assista ao vídeo e entenda como usar.

Prototipagem

PROTOTIPAGEM

Como saber se a solução desenvolvida na teoria irá funcionar quando aplicada na prática? Aprenda como antever problemas, tangibilizar conceitos e refinar ideias assistindo ao vídeo.

Prototipagem

PROTÓTIPO EM PAPEL

Como o nome já diz, são protótipos construídos em papel, com diferentes níveis de fidelidade. Pode ser um wireframe desenhado à mão para representar esquematicamente as telas de um aplicativo de celular, ou uma embalagem com detalhes finais de texto e cores.

Prototipagem

ENCENAÇÃO

Simulação improvisada de uma situação, que pode representar desde a interação de uma pessoa com uma máquina até um simples diálogo entre pessoas para encenar aspectos de um serviço. É geralmente utilizado quando se deseja testar uma interação de forma a possibilitar a melhora da experiência.

Identificação de Oportunidades

CANVAS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Como identificar oportunidades de mudança na minha empresa? Através da ferramenta Canvas para Transformação Digital, você responderá 8 perguntas que ajudarão a identificar oportunidades concretas de negócio para a sua empresa.

Ir para o canvas